A HIGIENIZAÇÃO DO REGULADOR DE MERGULHO

Por Cristina Paredes

Todos que mergulham vão concordar comigo: mergulhar é uma delícia! Relaxar no barco tomando aquele solzinho, cair na água e apreciar a vida marinha e depois reviver esses momentos mágicos através de fotos e filmagens, é uma experiência para poucos. Mergulhar é de fato um esporte fantástico, e confesso que me sinto privilegiada de fazer parte desse mundo tão único. E o prazer desses momentos é ainda melhor, quando a gente utiliza o nosso próprio equipamento. Não tem nada melhor do que vestir a própria roupa de Neoprene, estar familiarizado com a configuração do seu colete e, acima de tudo, colocar na boca e sem preocupações, o seu regulador.

Mas as vantagens de ter o seu próprio equipamento traz atrelado também novos afazeres menos prazerosos e que acontecem justamente quando voltamos para a realidade do dia-a-dia: chegar em casa e ter que lavar toda a nossa “parafernália”, que com o passar dos anos, te garanto, só aumenta em número de itens!

Para minha sorte, essa incumbência sempre foi do Abud, ou seja, desde que começamos a mergulhar, ele assumiu para si, o trabalho de cuidar de nossos equipamentos. Agora que temos nossa própria escola, esse trabalho não só aumentou pelo volume, como também pela responsabilidade com a segurança e, principalmente, higiene que temos que oferecer para todos os nossos alunos e clientes.

Quem conhece o Abud sabe o quanto ele é caprichoso – além de comprar os melhores equipamentos possíveis para oferecer às pessoas uma experiência segura e confortável, sempre foi uma preocupação adicional dele o cuidado com a higiene e os melhores produtos para se obter um nível ótimo de qualidade e limpeza.

Note que uma coisa é lavar os equipamentos com bastante água doce, e outra é proceder uma higienização mais elaborada e específica, quando se desmonta os reguladores peça a peça e, delicadamente, utiliza-se de produtos de higiene específicos em todas as suas extremidades.

Quem já mergulha faz um tempo sabe que não estou exagerando quando falo que algumas operações, não transmitem muita confiabilidade no tocante ao manejo dos equipamentos que alugam. No caso da Abud Dive e muito antes da Pandemia do Covid19, já fazíamos testes e trocávamos ideias com nosso dentista pessoal (que aliás é um fanático com relação a higiene bucal). O Abud estava preocupado em encontrar qual seria o melhor produto para aplicar na higienização dos bocais da escola, já que é sabido que enxaguante bucal, não serve para esse propósito. Alguns produtos indicados foram de difícil obtenção ou manuseio, outros não satisfizeram o teste de qualidade “Abud de ser”, até que finalmente chegamos no modelo de tratamento que utilizamos atualmente.

Para vocês terem uma ideia, essa higienização especial a gente sempre faz em todos os nossos reguladores, logo após o retorno de uma saída. Como eles serão utilizados por outras pessoas em outros mergulhos e cursos, seria impossível para nós oferecermos uma segurança de utilização com higiene, se eles não estivessem realmente nessa condição.  Para garantir ainda mais o trabalho, todo o manuseio é feito com luvas descartáveis.

 

Essa operação é efetivada em algumas etapas:

 

  • Desmontagem parcial do 2º estágio e remoção do bocal.
  • Verificação de fissuras no bocal e troca, apenas se necessário.
  • Lavagem e higienização cuidadosa de todas as peças, feita com produto que não agride o material, mas que desinfeta de fato o conjunto.
  • Secagem e remontagem do equipamento.
  • Por fim, embala-se adequadamente o equipamento para que ele esteja protegido de possíveis contaminações do ambiente, deixando-o pronto para o próximo mergulho.

Se você possui o seu próprio regulador, cabe a você avaliar de quanto em quanto tempo fará essa higienização mais profunda e trabalhosa. É importante salientar que, para aqueles que não sabem fazer a desmontagem do regulador, é importante procurar orientação adequada de como fazê-lo ou, que entregue o seu equipamento para pessoas certificadas e habilitadas.

A Abud Dive, ciente das dificuldades no dia-a-dia das pessoas, oferece esse serviço de higienização de reguladores. Veja as condições, clicando em nossa página de compra abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe isso:

WhatsApp chat