Já vou começando por uma confissão: eu nunca tinha pensando seriamente em ter uma faca de mergulho até pouco tempo atrás. Na minha cabeça, eu nunca me colocaria em risco a ponto de necessitar de uma (me enroscar em algo, por exemplo) ou, na pior das hipóteses, sempre existiria alguém próximo que teria uma para me auxiliar. Também assisto os vídeos de salvamento de baleias e golfinhos enroscados em redes de pesca, mas com plena consciência de que, longe de ser uma Lara Croft, essa missão importante, porém muito arriscada, só pode ser realizada por gente mais gabaritada do que eu.
A verdade é que eu não estava errada de pensar assim, até que com o passar dos anos e adquirindo uma certa experiência em mergulhos, percebi que não se tratava apenas de mim, mas que alguma situação até mais simples poderia ocorrer, e eu não teria o equipamento para resolver. Em outras palavras, eu posso até não me enroscar em nada, mas e se alguém do meu grupo se prender em algo? E se o animal marinho for pequeno e eu, uma mulher comum, possa fazer a diferença e libertá-lo?
Foi quando eu decidi que tinha chegado a hora de adquirir a minha faca de mergulho e aí descobri que, são tantas as opções existentes, que chegam até a confundir. Qual eu deveria comprar? Resolvi estudar a respeito para decidir pela que melhor se adequasse a minha necessidade e habilidades pessoais, e esse aprendizado está sendo repassado para o blog, a fim de auxiliar outros tantos que, assim como eu, não sabem por onde começar ou até como cuidar de sua faca depois.
Antes de falar dos modelos de facas, um pequeno parêntese para abordar os tipos de lâminas:
Se você nunca teve uma faca e pensa em ter uma, a recomendação é comprar a mais básica e com lâmina menor, ou seja, até 8cm e de inox. Também é importante que ela seja de fácil acesso, em caso de necessidade. Existe nas versões com ponta ou ponta cega. A faca com ponta cega proporciona uma segurança maior ao mergulhador, mesmo porque embaixo da água, nossas percepções de distância são diferentes e durante o manuseio, podemos nos cortar ou cortar o equipamento sem perceber.
A faca de colete pode ter diferentes configurações para fixação:
A faca de colete também é muito utilizada e conhecida como faca back-up
Como todo o equipamento de mergulho, a faca também requer cuidados especiais. Sempre após o uso, é necessário deixá-la em água doce por algumas horas. Secá-la bem depois e passar uma camada fina de silicone apropriado. Os mais indicados são os silicones que não agridem o meio-ambiente, sejam atóxicos e não diluam na água, suportando altas temperaturas. Com essas atribuições, você nem precisa retirar o silicone da faca quando for mergulhar novamente, pois como falado, ele além de proteger o seu equipamento, não fará nenhum dano a vida marinha.
É importante enfatizar 2 pontos:
Identificou a faca que é perfeita para você? No site da Abud Dive você encontra quase todas as facas descritas, assim como o silicone para conservá-la por muitos e muitos anos.