Alga Escova de Cerdas

penicillus pyriformis

É bem peculiar avistar uma faixa de areia coberta por algas verdes mais conhecidas como: Escova de Cerdas. Se olharmos com atenção, o nome é realmente bem aplicado: ela realmente parece um pincel de maquiagem.

Como pode ser observado nas imagens, a penicillus possui forma de cone com parte superior achatada. A ponta do cone se funde em uma haste curta e pesada, ancorada na areia e é composta por filamentos firmemente compactados, semelhantes a cerdas. É encontrada nas cores verde-escura a verde-acinzentado.

Cresce em áreas arenosas e protegidas, geralmente dentro e entre recifes. Como a família das penicillus possuem outras classificações, eu cheguei na pyriformis por aproximação e eliminação das demais. Uma confirmação 100% segura só seria realmente possível através de coleta e análise laboratorial.

Até hoje só me deparei com essa alga verde em 2 lugares: San Andrés na Colômbia e Abrolhos no Brasil, onde a filmagem foi realizada.

Controle de Flutuabilidade

CONTROLE DE FLUTUABILIDADE Acredito que muitos irão se identificar com a minha divertida narrativa, a respeito da dificuldade que enfrentei no controle de minha  flutuabilidade

Facas de Mergulho

FACAS DE MERGULHO Você já tem uma faca de Mergulho? Se ainda não adquiriu uma, sabe qual é a melhor para o seu perfil? Pois

Compartilhe isso:

WhatsApp chat