CAVALO-MARINHO

hippocampus reidi 

cavalo-marinho4

O Cavalo-Marinho é um peixe ósseo que tem a cabeça alongada, com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Seus olhos se movem de forma independente e assim como camaleões, possuem uma capacidade incrível de se camuflar. Geralmente medem de 15 a 18 centímetros. No Brasil, é representado por 2 espécies: hippocampus reidi que possui o focinho mais longo e hippocampus erectus, cujo focinho é mais compacto. O reidi é o mais abundante e comum.  

O cavalo-marinho é encontrado em águas tropicais e sub-tropicais de todo o planeta. Ele nada com o corpo na vertical, movendo rapidamente suas barbatanas em movimentos ondulatórios. Por conta disso, não consegue ser um exímio nadador, por isso vive em regiões de águas calmas e rasas. Sua cauda permite que ele se agarre às plantas aquáticas e algas, o que ajuda no momento de descanso, camuflagem e captura de alimento.

O cavalo-marinho se alimenta através do método de aspiração, já que sua boca é extremamente pequena. Dentre os seres que fazem parte de sua dieta, podemos destacar as pulgas-da-praia e os pequenos camarões. Infelizmente esse animal está na lista de perigo de extinção por conta de pesca predatória e destruição de seu habitat. Então, sempre que são encontrados na natureza é um bom sinal, inclusive com relação a qualidade da água do oceano.

O cavalo-marinho tem uma curiosidade que o diferencia da maioria dos outros animais: é o macho que fica grávido. No cavalo-marinho, há uma bolsa incubadora especializada no macho onde a fêmea coloca seus ovócitos, que posteriormente serão fertilizados pelos espermatozoides dele. Inicia-se então o desenvolvimento no interior do corpo do macho, e a gestação dura entre 9 e 69 dias. Passado o período de gestação, nascem aproximadamente trezentos cavalos-marinhos, que possuem em média 2 milímetros de comprimento. Em algumas espécies, há a formação de pares que duram por vários períodos reprodutivos, o que sugere um padrão monogâmico.

Facas de Mergulho

Você já tem uma faca de Mergulho? Se ainda não adquiriu uma, sabe qual é a melhor para o seu perfil? Pois é, são tantas

Higienização do Regulador de Mergulho

A HIGIENIZAÇÃO DO REGULADOR DE MERGULHO Por Cristina Paredes Todos que mergulham vão concordar comigo: mergulhar é uma delícia! Relaxar no barco tomando aquele solzinho,

Compartilhe isso:

WhatsApp chat