Ofiúro (Serpente-do-Mar)

ophioderma longicauda

ofiúro

O Ofiúro também conhecido como Serpente do Mar é um ophiuruidea (do grego ophis, serpente + oura, cauda + eidos, forma + ea, caracterizado por). E por que ele possui serpente na composição de seu nome em grego? Por conta da forma peculiar como ele se locomove, lembrando o arrastar de uma serpente.

Apesar de pertencer a mesma família da estrela-do-mar (equinoderme), são de classes diferentes. A estrela-do-mar é da classe asteroidea e o ofiúro da classe dos ofiuroides.

Como parente próximo da Estrela-do-Mar, o Ofiúro também possui 1 disco central e 5 pernas. Porém, ao contrário dela, a Serpente do Mar é muito mais ágil em sua locomoção, o que lhe permite explorar áreas maiores e diferentes para se alimentar. A serpente-do-mar consegue regenerar as pernas em caso de dano, inclusive lança-las fora, a fim de evitar sua captura por algum predador. Essa ação de auto-mutilação tem o curioso nome de autotomia.

A filmagem de ontem foi realizada na Ilha Grande, local que abriga muitas espécies.

 

Facas de Mergulho

Você já tem uma faca de Mergulho? Se ainda não adquiriu uma, sabe qual é a melhor para o seu perfil? Pois é, são tantas

Higienização do Regulador de Mergulho

A HIGIENIZAÇÃO DO REGULADOR DE MERGULHO Por Cristina Paredes Todos que mergulham vão concordar comigo: mergulhar é uma delícia! Relaxar no barco tomando aquele solzinho,

Compartilhe isso:

WhatsApp chat