Ouriço-do-Mar Rei

astropyga radiata ou diadema antillar?

Essa espécie de ouriço-do-mar possui grandes dimensões, com até 20cm de diâmetro. Se passar meio distante imaginará que se trata de um ouriço comum preto, mas ao se aproximar, vislumbrará um tom incrivelmente vermelho e lindo com matizes de violeta.

Já falaram que se trata de ouriço-rei, ouriço-de-fogo. Em minha pesquisa encontrei fotos idênticas e se tratava de um astropyga radiata – o problema é que essa espécie não é originária da América do Sul e sim do Pacífico. Como até o momento não foi encontrado nenhum registro de invasão dessa espécie em nosso litoral, então pode ser que se trate de uma das versões de nossa espécie nativa, a diadema antillar. O fato é que até pouco tempo atrás, ninguém tinha visto esse animal nos mergulhos da Laje de Santos ou Queimada Grande e agora, é presença garantida. Aliás, nós também vimos essa espécie na Ilha Grande e em menor quantidade, Paraty.  

Os espinhos desse ouriço-do-mar se agrupam-se em cinco tufos verticais, São de dois tipos, os mais longos servindo para a locomoção e os mais curtos para a defesa, estes últimos equipados com glândulas produtoras de veneno – não são fatais para o homem, mas com certeza causaria muita ardência/sor.

papila anal é proeminente, castanha com a extremidade escura, facilmente visível sobre a face aboral – aliás, a impressão que se tem ao vê-la, é que esse animal possui um olho humano nos observando – é muito impressionante a semelhança! Na filmagem você conseguirá ver.  

Controle de Flutuabilidade

CONTROLE DE FLUTUABILIDADE Acredito que muitos irão se identificar com a minha divertida narrativa, a respeito da dificuldade que enfrentei no controle de minha  flutuabilidade

Facas de Mergulho

FACAS DE MERGULHO Você já tem uma faca de Mergulho? Se ainda não adquiriu uma, sabe qual é a melhor para o seu perfil? Pois

Compartilhe isso:

WhatsApp chat