Peixe Trombeta

Aulostomus maculatus

O Peixe Trombeta é de fácil identificação, já que é extremamente alongado e, principalmente, possui um focinho igualmente longo e tubular. Seu nome genérico Aulostomus é composto de 2 palavras gregas: aulos, que significa flauta e estoma, que significa boca. Com certeza essa denominação faz todo o sentido, e define bem o nosso amiguinho.

Os corpos do Peixe Trombeta podem atingir 1m de comprimento, sendo rígidos, com barbatanas dorsais e anais transparentes. Ele tem a capacidade de expandir suas mandíbulas rapidamente, abrindo a boca em forma de tubo em uma rápida sucção, que atrai a presa diretamente para a boca. Sabe-se que se alimentam quase que exclusivamente de pequenos peixes de recife.

O Peixe Trombeta é extremamente esperto, se misturando verticalmente aos corais de formato semelhante ao seu e assim, passar desapercebido de possíveis presas, já que é altamente carnívoro. Um método de caça é ficar pairando quase imóvel alguns centímetros acima do substrato, avançando em direção a presas desavisadas.

Já tive a oportunidade de observá-los nessa posição vertical e acredito que ele também o faça para enganar possíveis predadores (com certeza o mergulhador pode causar essa reação). Uma vez que notam que foram “desmascarados”, assumem a posição horizontal e iniciam a fuga.

Controle de Flutuabilidade

CONTROLE DE FLUTUABILIDADE Acredito que muitos irão se identificar com a minha divertida narrativa, a respeito da dificuldade que enfrentei no controle de minha  flutuabilidade

Facas de Mergulho

FACAS DE MERGULHO Você já tem uma faca de Mergulho? Se ainda não adquiriu uma, sabe qual é a melhor para o seu perfil? Pois

Compartilhe isso:

WhatsApp chat